Objetivo
Montar coletâneas talvez seja o que mais fiz na minha trajetória como apreciador de música, o desejo voraz de imergir na banda/artista; no legado e suas inspirações me induzia a devorar a discografia completa, assim reunia o que considerava ser as melhores com o intuito de ter um átomo íntegro da banda.
É importante salientar isso de início, pois a motivação da sua coletânea, vai orientar suas escolhas pelas faixas, o que exatamente você quer alcançar.
No caso as minhas coletâneas tem o objetivo de ser um vislumbre completo da carreira da banda, é bem provável que numa playlist da mesma banda onde o foco seria ser tocada de maneira despretensiosa, cortaria muitas faixas e provavelmente alguns álbuns também.
Primeiros passos
Primeiramente, ouça a discografia, ou pelo menos até os grandes discos, sem compromisso, apenas para se ambientar com a sonoridade da banda, curta o som e essas nuances de cada álbum. Talvez se achar necessário, repita esse processo.
Logo após isso, coloque os fones de ouvido, pois você precisa estar atento e criterioso para selecionar o que realmente avaliou como bom, pra isso precisa estar com o máximo de sensibilidade possível.
Critérios
Quanto a escolha das faixas, o meu critério de fundamento é responder algumas perguntas: Qual é a essência dessa banda? Essa essência percorre sua carreira inteira, ou pelo menos a maioria dela? Existe material suficiente para corroborar isso? Respondido essas questões eu tenho uma definição e uma orientação.
A seleção das faixas seguirá a essência da banda, mas a aberto a experimentações, abordagens diferentes e todo tipo de uso criativo dessa essência. (A essência pode ser resumindo como sonoridade.)
Algumas bandas, às vezes, terão sua essência atrelada à algum álbum ou como são vistos pelo público. Exemplo: o Nevermind(Nirvana) ditará as escolhas tanto do álbum anterior Bleach como o seguinte que é o In Utero.
Regras
Geralmente aplico duas regras, a primeira para álbuns que considero extremamente fracos: ao menos uma faixa deve entrar para representar o álbum. A segunda para álbuns que considero quase perfeitos ou extraordinários além da conta: não pode ter o álbum inteiro na coletânea entre setenta a oitenta por cento é aceitável.
Todos os hits entram?
Um aspecto importante com relação as escolhas é que priorizo as músicas que vão ornar com o restante da coletânea, nessa que alguns grandes hits deixam de entrar, pois ou por necessidade de mercado ou uma demanda do público da época, ou simplesmente pelo acaso essas faixas encontraram tremenda aceitação popular, mas que não corresponde a expressão original da banda. Exemplos: Voodoo do Godsmack, Changes do Black Sabbath e Shiny Happy People do R.E.M que foi feito para ser irônica e como uma brincadeira pela banda, mas alcançou um tremendo sucesso, onde o próprio Michael Stipe disse que se tivesse que enviar uma música para o espaço, para uma outra civilização, que representasse o R.E.M sua última opção dentre todas as suas músicas seria Shiny Happy People.
Sei que parece contra intuitivo não colocar um hit, mas é nessa hora que você terá que demonstrar brio e priorizar a fluidez da coletânea. Há a possibilidade de você não gostar de um hit, considero aceitável sendo assim você retirar.
Ordem da Playlist
Depois de percorrer a discografia e ter feito a seleção das faixas, existe algumas possibilidades para a reprodução da playlist: por ordem de ano de lançamento, recomendo uma vez dessa forma para avaliar a sua coletânea.
Ordem personalizada: eu geralmente escolho as primeiras faixas e principalmente a primeira como uma amostra enérgica e sucinta do que é a banda, depois preencho eventualmente com algumas mais lentas, sempre fazendo contrastes… nunca abro com uma balada, o final da playlist também é muito importante, geralmente os álbuns tem músicas de encerramento. Exemplos: Riders on the Storm do The Doors, The Universal do Blur ou até mesmo Last Night i Dreamt Somebody That Loved Me do The Smiths que são ótimas opções para conclusões, porém não tão boas como aberturas.
Agora se a coletânea saiu linear, até no aleatório cairia bem, a minha do Ramones vai no aleatório.
Discografia não – linear
O que eventualmente pode acontecer é algum momento da banda ser muito diferente do restante da discografia e mesmo assim você selecionou. Vou citar alguns casos:
Com o Katatonia o primeiro álbum difere e muito do restante da discografia, então ou em determinados momentos escuto completa, em outros, pulo as faixas do primeiro álbum e escuto a partir do segundo em diante, pois seguem o mesmo bloco sonoro, tudo numa mesma pasta ou setlist.
uma coisa válida a se considerar que se a banda for dividida em dois tipos de sonoridade você pode focar em uma delas como sendo a essência, separa a playslist começando por uma e terminando pela outra.
Ou no caso do Deftones, uma banda que tem uma sonoridade sombria, melancólica densa e contínua, inclusive essa é a imagem que passa ao se mencionar a banda, porém uma grande quantidade de faixas eles apresentam um metal disruptivo e brutal, claro que não comprometendo a coletânea acredito ter algumas faixas que capturam esse lado tendo ainda a sua marca registrada, então essas acabam sendo as representantes das mais caóticas.
Algo semelhante acontece na discografia do Red Hot Chilli Peppers onde a banda tem diferentes sons como o Funk Rock e uma espécie de pop rock com um tom mais melancólico, de alguma forma ao meu gosto as duas casam bem e convivem na mesma playlist, mas acho totalmente aceitável que tenha pessoas que preferem tanto um lado da banda que predominem esse na sua playlist.
Lembrando que tudo que foi discorrido neste post se trata da minha opinião e que com certeza você pode não concordar e isso é bom na verdade, pois mostra o quanto um pode agregar no outro, música em muitos momentos transparecerá o aspecto subjetivo, mas é exatamente isso que a torna excitante!
MUITO FERA!!!!!
Esperando ansiosamente por mais conteúdo!
Parabéns pelo trabalho! 🤘
Muito obrigado, muito em breve terá muito mais, obrigado pelo apoio!
Belo pontapé inicial, mas agora eu quero ver alguma discografia comentada!!!!
Opa meu amigo, bem em breve! obrigado por comentar!